E aí, tudo beleza? Seja bem vindo ao Blog do Moto Aula.
Aqui você pode ler e reforçar todas as nossas aulas.


Nesta publicação, vamos aprender para que serve a embreagem e como fazer o temido controle de embreagem exigido no DETRAN.

O vídeo desta aula está no final do texto. Você pode usar a barra de rolagem ou clicar aqui.
Boa aula! 🙂

É importantíssimo ter um bom domínio sobre a moto para passar por entre os carros e para ter uma condução mais segura e confortável. É horrível parar atrás de alguém que deixa o carro ou a moto voltarem. E para ter uma habilidade na pilotagem de motos, você vai precisar usar e fazer o controle de embreagem

O que é a embreagem?

A embreagem é o comando que, junto com o acelerador, faz a moto andar e também serve para fazer trocas de marchas.

Porque eu devo aprender a fazer o controle?

Manete de embreagem

Mesmo sabendo que você vai comprar uma moto semi-automática ou automática, que em ambos os casos não possuem embreagem, é importante você aprende-lo, porque ele é cobrado nas aulas e na prova do DETRAN e é um principais motivos de muito nervosismo na prova.

Como fazer o controle de embreagem?

Lembre-se sempre de utilizar equipamentos de segurança e praticar em locais seguros, com poucas pessoas. O ideal é sempre ter alguém por perto para te ajudar caso a moto caia ou você não esteja muito seguro.

Tenha muito Cuidado. 
Sempre faça tudo devagar!

Comece na reta


Assim você pode entender como a embreagem funciona sem o uso do acelerador. Tenha em mente que muitas pessoas percebem e infelizmente julgam seu domínio sobre a moto, assim que você se prepara para arrancar. Entretanto não deixe que isso abale sua confiança, você consegue!

Engate a marcha 

Já com a moto ligada no Neutro, Segure o manete da embreagem, que está no punho esquerdo e pise no pedal do mesmo lado. Geralmente a primeira marcha está para baixo, então é só pisar mesmo e engatá-la.
Assim que colocar a marcha. Coloque o pé direito de volta no freio traseiro.

Já com a moto ligada no Neutro, Segure o manete da embreagem, que está no punho esquerdo e pise no pedal do mesmo lado. Geralmente a primeira marcha está para baixo, então é só pisar mesmo e engatá-la.
Assim que colocar a marcha. Coloque o pé direito de volta no freio traseiro.

Na prova do Detran é falta grave colocar o pé direito no chão

No início do treinamento não precisa acelerar a moto. Apenas solte lentamente a embreagem para você sentir o movimento do veículo.

Depois de estar bem treinado na reta, subida fica bem mais fácil!

Controle de embreagem na subida

A embreagem é muito sensível. Trate a com carinho. Sempre faça tudo devagar!

O controle de embreagem na subida, ladeira ou rampa é praticamente a mesma coisa da reta, só que você segura a moto no freio antes de arrancar.

controle de embreagem na rampa

Faça o seguinte: solte um pouco a embreagem e acelere devagar.
Se a moto estiver pesada ou se a subida for forte, é preciso acelerar um pouco mais, mas não precisa acelerar até o final.

Para movimentar a moto, é só acelerar um pouco mais e soltar mais o manete e está feito o controle de embreagem.

No exame você tem que deixar a moto no neutro e levantar a mão esquerda, para provar que você tem o domínio da moto.

É normal nas primeiras aulas você perder o equilíbrio ou deixar o veículo morrer muitas vezes. O importante é manter a vontade de pilotar moto, afinal quanto mais você praticar, melhor vai ser a sua condução.

Agora aproveito para deixar algumas Dicas que ninguém me contou na Moto Escola e provavelmente também não vai te contar.

Vendo tudo aquilo: moto pista lotada, instrutor com mais de 2 alunos pra ensinar, percebi uma oportunidade para melhorar muito a minha condução até o dia da prova, porque eu estava muito tenso e com medo de ser reprovado. E o pior, meu dinheiro estava contado. Não podia pagar por outro exame e por mais aulas de moto. Então fiz o seguinte, que te recomendo como

Dicas que ninguém te ensina na moto escola

1. Aproveite o engarrafamento

Quando a moto pista está com muitos alunos, costuma acontecer pequenos engarrafamentos. Aproveite o tempo para ir treinando seu controle de embreagem. É praticamente a mesma coisa, só que você não precisa andar muito. É assim: Mantenha o pé sob o freio e vá soltando lentamente a embreagem até perceber que a moto comece a andar. Começou a andar, faça força com o pé que está no chão para segurar a moto. O objetivo aqui é manter o controle.

2. A Altura da embreagem depende da regulagem na base do manete.

 regulagem da embreagem
Peça de regulagem da embreagem.

Embreagem mais embaixo: Você solta o manete e a moto já anda.
Embreagem mais em cima: Você tem que soltar muito o manete para a moto andar.

3. Refaça as aulas mentalmente

Aproveite aquele tempo no ônibus, no uber, no 99… enfim qualquer tempo improdutivo para ir memorizando o que você acabou de fazer na aula. Eu usei isso nas aulas de carro e funcionou muito bem.

Então, quando fui tirar carteira de moto foi o mesmo! Todos o dias depois das aulas, cheguei a fazer duas por dia, eu deitadas na cama, fechava os olhos e refazia toda a prova.

Acredito que graças a isso, o desejo da carteira e a necessidade de tirar de primeira que me ajudaram.

Assista ao vídeo

No dia do meu exame de direção, eu passei por um susto muito grande. Veja no vídeo, eu explico em 03:00

Gostou dessa aula?

Compartilhe nas redes sociais e deixe seu comentário!
Estamos no YouTube, Facebook e Instagram!


Acesso Calculadora: quanto custa manter uma mot

9 comentários

Fábio · 24 de setembro de 2017 às 21:06

Vou fazer o exame do Detran pela eegunda vez, não tenho costume de andar de moto com embreagem e na auto-escola só aprendemos o básico, como faço para controlar a aceleração e ligar as cetas ao msmo tempo?

Sara de oliveira Risso · 4 de junho de 2018 às 23:04

Nossa explica muito bem parabéns me ajudou bastante

Iandra · 5 de setembro de 2018 às 17:25

Olá! Boa tarde! Muito otimas as tuas aulas… Estou tirando a habilitação AB fiz as aulas de moto mais estou com muita dificuldade não aprendi pratica nada, não sei se é o medo de pilotar não consegui fazer o percurso sem bota o pé no chão… Não marquei ainda minha prova no Detran,pois eu sei que ainda não estou preparada…..Vou assistir seus vídeos e práticar mais… Não quero desistir é meu sonho pilotar uma moto…..E dirigir um carro….Se Deus quiser vou conseguir….

Yandra · 5 de setembro de 2018 às 17:46

Olá! Muito ótima suas aulas…. Estou no processo da habilitação mas estou com muita dificuldade… Não estou preparada ainda pra fazer o percurso…Por isso não marquei ainda a prova no Detran….

Juliane · 8 de outubro de 2018 às 21:54

Estou com dificuldade de virar nas curvas na auto escola tem alguma dica

    Moto Aula · 14 de dezembro de 2018 às 19:06

    Olá. Tenho sim.
    Utilize o freio traseiro para te ajudar a fechar as curvas.
    Já, se você estiver com dificuldades para se equilibrar, sempre foque para onde você vai e não onde você está, pois assim, você consegue se equilibrar melhor, uma vez que, quando você olha para baixo, você acaba perdendo um pouco do equilíbrio.
    Espero ter ajudado.
    Mande respostas,
    Abs.

Aula: Comandos e controles da moto – Moto Aula · 28 de maio de 2017 às 13:00

[…] Embreagem: assista aqui a aula de controle de embreagem ou leia aqui! […]

Aula: ​Como tirar carteira de habilitação – Moto Aula · 6 de junho de 2017 às 20:01

[…] Se você tiver dificuldade nas primeiras aulas, eu recomendo que assim que você chegue em casa, dê uma descansada e tente refazer as aulas. O mesmo procedimento eu ensinei nas aulas de controle de embreagem […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *