E aí, tudo beleza? Seja bem-vindo ao Moto Aula e neste post vamos aprender os comandos e controles da moto.


Então vamos lá!

O vídeo desta aula está no final do texto. Você pode usar a barra de rolagem ou clicar aqui.
Boa aula! 🙂

Quais são os comandos e os controles da moto?

São os botões, avisos e dispositivos da moto dos quais o condutor deverá fazer uso

Por que preciso aprendê-los?

Porque na prova do DETRAN é cobrado, pelo menos, o uso básico de algumas dessas ferramentas. Entretanto, para se tornar um condutor mais habilidoso, e já a tirar carteira de moto tendo mais conhecimento sobre os veículos, é fundamental conhecer esses comandos e controles, que são genéricos à todas as motos.

Quais são os comandos e controles básicos?

Controles básicos da moto

Podemos dividi-los em 5 seções: Esquerda, Direita, Superior, Inferior e o Painel no centro.

Painel

O painel é o lugar onde estão algumas informações do veículo e a chave – algumas motos possuem a chave se encontra em outro lugar – temos então:

Só lembrando que pode variar conforme o modelo da moto

Painel da moto fazer 250
Painel da moto

Marcador de Combustível
 Localizado à esquerda, embaixo da inscrição ECO.

Hodômetro Total
Inscrição ODO. É como se fosse o relógio biológico da moto. Mede toda a distância percorrida, não tem como reiniciar e é baseado nele que se faz a manutenção do veículo.

Velocímetro
Números ao centro;

Essas três ferramentas: velocímetro; marcador de combustível e hodômetro total são as mais comuns para qualquer tipo de moto

Já, as seguintes ferramentas, vão depender do modelo, normalmente versões mais básicas raramente possuem

ECO 
Econômetro, ajuda a otimizar a eficiência da moto indicando quando você está economizando combustível;

Relógio
Nem precisa de descrição, né?

Tacômetro
que mede a rotação do motor e também é útil para ajudar a passar marchas.

tacometro digital moto
Tacômetro Digital

Hodômetro Parcial
Funciona para medir distâncias. Eu costumo usar para medir o consumo de combustível.

Já que na minha moto há dois hodômetros parciais e um hodômetro extra disponível apenas quando o combustível está na reserva, eu costumo usar o outro para medir distância entre lugares ou para a troca de óleo.
O marcador parcial pode ser zerado, a qualquer momento ao contrário do total.

Ainda no painel, temos algumas luzes indicadoras:

Luzes do painel na parte inferior da imagem

Da esquerda para a direita: neutro, injeção eletrônica, luz indicadora Blueflex (explicarei mais a frente), seta e farol alto

Neutro
significa que a moto não está pronta para andar. A marcha ainda não foi engatada.

Injeção Eletrônica
Indica o estado técnico da moto. Está luz só está disponível para veículos com esse sistema. Motos com carburador não possuem nenhuma luz indicadora. Normalmente a luz da injeção se apaga assim que é feita a leitura do sistema e pouco depois do motor entrar em funcionamento.

Luz indicadora Blueflex
No caso desta moto, como ela funciona com etanol ou gasolina, a luz acende como medida de segurança para evitar que a moto engasgue quando o motor está muito frio.

Seta
Indica se a seta está ligada ou desligada.
Alguns modelos possuem indicador de seta independente (um de um lado e o outro do outro).

Farol alto
Sinaliza o uso do farol alto.

Jamais ofusque a vista dos outros motoristas. Abaixe o farol ao ver outro veículo na sua frente.

Lado direito superior

Botão vermelho: mata motor; Botão preto: partida elétrica; Punho: acelerador; Escondido atrás do punho: freio dianteiro

Ao girar a chave, ativamos o sistema elétrico da moto, para ativar o motor, precisamos ir para o lado direito superior onde temos:

Acelerador
Sempre acelere de forma suave e gradativa;

Mata motor
Além da chave, pode-se desligar o motor neste botão;

Partida elétrica
Inicia o funcionamento do motor;

Freio dianteiro

Nunca aperte-o com muita força. Risco de queda.

Lado esquerdo superior

punho esquerdo da moto
Atrás do punho: manete de embreagem; Botão vermelho de cima: lampejador de farol alto; botão cinza: farol baixo e alto; botão preto: setas; botão vermelho abaixo: buzina

Lampejador de Farol Alto
É uma forma simples de piscar o farol, e é bem útil no trânsito;

Farol Alto

Seta

Buzina

Embreagem
 Veja a aula de controle de embreagem aqui!

Lado esquerdo inferior

Alavanca de marcha, descanso e apoio de pé da moto
Da esquerda para direita: descanso; alavanca do câmbio; apoio de pé

Alavanca do câmbio
Também conhecida como a Marcha da moto: Junto com a embreagem e o acelerador, colocam a moto em movimento;

Descanso
Apoio para estacionar a moto. Risco de acidente, se estiver armado em movimento;

Perde-se pontos na prova por deixar o descanso armado.

Lado direito inferior

De cima para baixo: pedal do freio traseiro; e apoio de pé.

Para finalizar, do lado direito inferior, temos o pedal do freio traseiro.

Assista ao vídeo

Então, está foi a aula de controles e comandos da moto. Espero que você tenha gostado e que este conteúdo te ajude a entender como pilotar moto.

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Até a próxima aula!


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