Aula: Como tirar carteira de moto

E aí, tudo beleza?
Seja bem vindo ao Moto Aula e neste post vamos aprender como tirar carteira de moto.

O processo para habilitação em motos é bem simples. A primeira coisa que você tem que ter em mente, são estes pré-requisitos básicos exigidos e aplicados pelo DETRAN – Departamento Estadual De Trânsito.

Ser maior de 18 anos;
Saber ler e escrever;
Possuir algum documento como de identidade e CPF.

Cumprindo isso, você vai precisar ter dinheiro, porque o processo pode sair um pouco caro, ainda mais se você repetir algumas vezes.

Mas assistindo o Moto Aula no YouTube e lendo o conteúdo do blog, eu sei que você não vai repetir e vai passar de primeira!

O que eu tenho que pagar?

Você tem que pagar por todos os processos e exames que são na seguinte ordem:
Exame médico e exame psicotécnico;
Aulas teóricas;
Exame de Legislação;
Aulas de direção;
Exame de direção:
aluguel do veículo e prova.

Como é o processo?

1. a) Exame médico

Exame médico DETRANÉ o exame no qual você vai ser avaliado por um médico que vai examinar a força da sua mão, e identificar se você tem alguma deficiência visual, seu tempo de reação, assim como verificar se é necessário colocar na sua carteira se você precisa usar óculos ou alguma outra coisa.

1. b) Exame psicotécnico

Exame psicotécnico

Exemplo de questão do exame psicotécnico

É o exame em que um psicólogo vai avaliar seu raciocínio, sua lógica, suas atitudes, e o motivo que você deseja tirar a sua primeira habilitação. Ele vai dizer se você pode ou não tirar carteira baseado naquele exame.

Não se preocupe, o índice de aprovação neste exame é bem alto. Apenas seja você mesmo e não deixe o medo por estar sob avaliação te afastar do seu sonho!

Normalmente esses dois exames se pagam à vista na clínica na qual o DETRAN te direcionou.

Depois de aprovado nestes dois exames é emitida a sua Licença de aprendizagem, que será utilizada principalmente nas aulas práticas, e no dia do seu exame. Caso a autoescola deixe com você, guarde-o bem, sem perder, porque ele é extremamente necessário no dia do exame: não tem como fazer a prova sem ele e, infelizmente, cobram o valor de um documento novo na cópia.

2. BiometriaAulas teóricas

São aulas da autoescola, então paga-se a ela. Você terá que frequentá-las e registrar presença em um leitor biométrico – sim, com o dedinho.

O conteúdo dessas aulas são as matérias de:

Legislação de trânsito;

Conhecimento sobre as regras de circulação no trânsito, apresentação de algumas regras do código de trânsito brasileiro – CTB – e principalmente, as infrações de trânsito.

Direção defensiva; 

Ensinamentos para ter uma postura no trânsito a fim de evitar acidentes

Primeiros socorros;

Ensinamentos básicos a serem feitos em caso de acidentes.

Meio ambiente e cidadania;

Posturas adotadas com o objetivo de reduzir ou eliminar a poluição provocada pelos veículos e o relacionamento entre o direito de ir e vir dos pedestres e dos veículos.

Mecânica Básica;

Funcionamento do veículo e equipamentos, além do conhecimento de seus sistemas.

Esses conteúdos são as noções básicas que você tem que aprender para pilotar e para fazer o exame teórico e assim dar continuidade ao processo.

Muitas vezes as aulas teóricas serão voltadas aos condutores de automóveis. Exija que o seu professor ensine as noções básicas também para motos. E se você tiver alguma dúvida. Não tenha medo de tirá-las na sala ou aqui nos comentários!

Os seguintes exames podem ser pagos na autoescola, porém algumas pessoas consideram mais vantajoso pagar diretamente ao DETRAN para não pagar a comissão da autoescola.

3. Exame de legislação

É o exame que você faz numa instituição homologada pelo DETRAN, depois de ter cumprido todas as aulas teóricas da autoescola. A pontuação mínima é 70% da prova, 21 acertos em 30. Em alguns lugares as provas são em computador e o resultado sai na hora.

Depois de feito as aulas de legislação, e ter sido aprovado no exame teórico, você vai estar apto a fazer as aulas de direção.

4. Aulas de direção

Nas aulas de direção, você vai aprender o básico da condução numa moto-pista, muitas vezes semelhante ao circuito oficial, pois as homologadas para prova são um pouco maiores.

Acaba que o DETRAN exige bem pouco da prova. Dependendo da sua região, não é nem necessário passar para a segunda marcha. Quando eu fiz, só colocava marcha na rampa. Andando nem era permitido encostar a mão na embreagem!

Depois que você fizer o mínimo de aulas noturnas e cumprir a quantidade mínima de aulas do DETRAN, você vai pedir pra fazer o exame de direção.

5. Exame de direção

Esta é a famosa prova do DETRAN. Você tem que pagar pelo direito de fazer a prova e também pelo aluguel da moto.

Neste dia esteja bem preparado. Em cada canto da moto-pista estará um avaliador vendo cada movimento seu.

Evite olhar os outros condutores na pista enquanto espera. Quando fui fazer a prova, os examinadores tiraram uma moto do circuito logo no início, aí eu pensei que meu exame estava perdido e comecei a inventar na minha cabeça que eles eram muito rigorosos e que estava muito mais difícil do que realmente era. Enfim, o problema não eram os examinadores, mas sim o aluno que errou o circuito.

Depois que você fizer o exame, se você for aprovado, acabou!

Você vai receber a carteira provisória, caso seja a sua primeira habilitação ou a sua carteira definitiva com a adição da categoria A, em casa. Dependendo do lugar, você vai ter que ir lá buscar e da mesma forma, já finalizou o processo. Muito bem, parabéns! A carteira está na mão.

Agora, se você não passar, tem que repetir o exame de direção. Então paga-se mais uma vez pelo direito de fazer a prova e pelo aluguel da moto. Provavelmente você terá que pagar mais aulas para ir se aperfeiçoando.

Algumas coisas que eu fiz e recomendo:

Procurar a melhor Autoescola e com o preço mais justo.

Faça isso, porque na maioria das vezes, elas embutem todas as taxas do DETRAN no mesmo pacote e acabam cobrando um pouco mais sobre elas ou um pouco menos e balanceiam o preço nas aula. Faça as contas, olha se vai valer a pena, e se tem algum brinde.

Eu por exemplo, ganhei um capacete da moto escola, enquanto outras pessoas ganharam garrafinhas de água e porta documentos. O capacete era desses bem baratinho, mas faz a diferença nas aulas práticas.

Nas aulas de moto você não é obrigado a ter um capacete. Mas, eu recomendo ter o seu próprio e levá-lo às aulas. Pois você já se acostuma com o capacete que será usado no seu exame final.

Refaça as aulas, depois da prática.

Se você tiver dificuldade nas primeiras aulas, eu recomendo que assim que você chegue em casa, dê uma descansada e tente refazer as aulas. O mesmo procedimento eu ensinei nas aulas de controle de embreagem

Como refazer as aulas?

Você pode sentar-se no sofá, ou deitar-se na cama, enfim, ficar num lugar, de preferência bem à vontade, onde você possa fechar os olhos e tentar refazer toda aquela aula do dia,
porque assim você vai memorizando algumas coisas como o pé no chão, o controle de embreagem, o equilíbrio na moto, que é uma das coisas que eliminam na prova. Outra coisa é tentar se lembrar de sempre virar a cabeça nos cruzamentos.

Dica que ninguém te conta na motoescola.

Faça as contas
Fazer as contasEssa é uma coisa que eu fiz, tanto pra habilitação de moto, quanto para carro que foi o seguinte: perguntei a mim mesmo o que seria mais vantajoso. Passar de primeira ou tomar pau?

E a resposta era: É claro que é mais vantajoso passar de primeira, porém, para muitas pessoas é bem difícil passar de primeira praticando o mínimo de aulas, sem nunca antes ter aprendido a dirigir ou pilotar.

Eu fiz o seguinte:

Não estava muito seguro com a minha condução de carro, então juntei mais um dinheirinho e negociei a compra de mais 10 aulas de carro. O mesmo fiz para moto, pois já queria sair da moto escola pronto para ir buscar minha moto nova. Então comprei mais 10 aulas de moto pra eu garantir que ia passar de primeira no exame. Em ambos os casos, a minha preocupação era que se eu reprovasse, era um novo exame, um novo aluguel de moto e mais as mesmas 10 aulas, que eu já antecipei a compra, assim eu economizei no aluguel dos veículos e na taxa da prova.
Então é isso, eu espero tenha tirado as dúvidas pra você que está querendo tirar carteira.

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Até a próxima aula!

Acesso Calculadora: quanto custa manter uma mot


1 comentário

Quanto custa manter uma moto? – Moto Aula · 2 de dezembro de 2017 às 22:13

[…] e neste post vamos tirar uma dúvida muito comum entre as pessoas que querem comprar uma moto e iniciar o processo de habilitação, mas ainda estão se perguntando quanto custa manter uma […]

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